domingo, 29 de janeiro de 2012

O mistério da Fazenda

Bom pessoal, como tinha prometido a voces, este fim de semana fui atras de uma fazenda no Mato Grosso do Sul que possui a lenda de um colecionador de veiculos antigos.

Não posso deixar de dizer que é uma baita viagem, longa para uma tarde apenas, mas o pior de ir é vir, quando o cansaço de pega.
Antes de partir estudei atentamente o google earth na vã esperança de ter um reconhecimento aéreo antes de me infiltrar por terra, e não é que o caminho foi tão bem ensinado que eu achei por la. Pude inclusive analisar qual a rota mais curta, e fui.

No caminho aproveitei e passei por uma pequena cidade com um quebra galho de moveis antigos, nunca vi tanta coisa velha na minha vida, moveis de todas as epocas, pena que os preços não fossem tão perfeitos, mas deu para comprar uma sapateira e uma mesinha lindas para o escritorio da Andressa.

Sai de Fernandopolis por volta das 13 horas e quando era 17:00 estava chegando na fazenda. Antes eu me enganei de lugar, andei 400 mts a pé e quase fui comido por cachorros kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Mas valeu a pena. Cheguei na fazenda não havia uma alma viva que fosse, chamei, bati palma, gritei e nada. Até que fui um pouco mais abusado, eu não poderia andar tanto para nada não é mesmo? Entrando no quintal da sede, avistei distante uma outra casinha, peguei o carro e rumei para la, por sorte havia na fazenda um senhor que conserta bombas de agua entre outras coisas. Ele me disse que o proprietario da fazenda havia saido a algumas horas para ir a sua casa na cidade e que só voltaria na segunda. Questionei sobre os possíveis carros antigos e o senhor me falou que havia sim ali 2 carros antigos encostados. Sinceramente, nem perguntei que carros seriam, afinal iria estragar a graça da surpresa. Convidei o senhor a me acompanhar e mostrar os carros se fosse possível, ele assentiu.

La fomos nós de novo, sabe uma coisa que eu não gosto em fazendas? As porteiras, tem que parar toda hora, descer, abrir, passar o carro, fechar, isso é um saco sahuasuasaas, mas a ansiedade era tanta que nem liguei. Chegamos no galpão imenso da fazenda, tudo trancado, pensei que seria o fim, mas o senhor continuou andando tranquilo para trás do galpão, ao virar naquele lugar foi quando os vi pela primeira vez. Eu travei, não acreditava, tinha andado tanto, tanto, para aquele momento: ta chega de enrolar, vou falar agora para vcs o que era.

Seguem as fotos













No mesmo momento pensei que o Cuti e o Marcos iam desmaiar ao ver este post que ia fazer. Um magnum e um dart juntos em uma fazenda, segundo o senhor que me acompanhava, abandonados a mais de 30 anos. Fui com sede no pote, porém antes de chegar fui atentado a tomar cuidado, pois o mesmo senhor estivera ali ontem atras de um parafuso e deparou-se com uma bela de uma cascavel. Parei na mesma hora e fui mais devagar avaliando, resolvi abrir o capo do Magnum, que estava mais fácil pois ja estava meio aberto. Abri justo o lugar de passeio da cobra, nas fotos em detalhe tem alguns couros de cobra de quando ela faz a troca, e foram algumas trocas ali. Avaliei tudo bem a distancia e nao me arrisquei a abrir os carros, vai que ela esta tranquilamente aninhada dentro de algum deles.

O magnum pelo que pude ver tentou passar por uma restauraçao mas foi abandonado. o Dart ainda conserva detalhes e pintura originais de quando parou. Do motor do magnum só sobrou o bloco, do Dart não tenho ideia, nem tentei abrir uashasuasuasash. Naquele lugar, tomar uma picada de cascavel é quase morte na certa, ou certeza de muita dor até chegar ajuda. A foto do interior é do Dart, ambos conservam pelo que pude ver alem da poeira nos vidros o interior original, com bancos de encosto alto nas costas mas ligados por um apoio de braço ao que parece que vc pode subir ou descer dando a impressão de serem inteiriços.
Bom, deixo agora aberto ao Cuti e ao Marcos a avaliação dos meninos, pois são maiores entendedores de Dodges do que eu.

Sensacional, eu que sentia falta de achar um dojão para colocar aqui, achei dois logo de cara. Ainda não sei se seriam vendidos, estou tentando contato com o fazendeiro mas não estou conseguindo, assim que conseguir algo coloco para vcs.

abraços

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

De volta a Paranaiba - MS

Semana passada conseguimos a muitas penas comprar um pequeno caminhão aqui para o deposito, disse comprar e não pagar, essa ja é outra historia suhahausuhasuhasusa.

Pois bem, ao levar o motorista que trouxe o caminhão de volta a Jales, o mesmo durante uma conversa me informou que haveriam dois landaus a venda na cidade e que os mesmos ja estavam a muito tempo encostados. Era o que eu precisava, um pretesto para sair husauhsauhsaas.

Fim de semana chegou e tão logo almocei ja peguei a estrada, passando por Aparecida do Taboado - MS, atentei a algo que nunca tinha reparado por ali antes. Um Dodge Magnum branco estacionado dentro de uma garagem.

As fotos não ficaram muito boas por causa da distancia, alem do mais não havia ninguem em casa. O dojão aparentemente bem cuidado parece que precisa de alguns concertos, visto que o capo encontra-se com algumas marcas de ferrugem ja bem acentuadas bem na ponta, nao entendi foi o teto vinil que parece haver uma interrupção no meio e depois segue. Peço a vcs companheiros para que detalhem maiores informações deste carro, principalmente o Marcos, discipulo fiel do Cuti e especialista em Dodges.



Rumei sem maiores rodeios para Paranaiba pq a viagem era longa e era aniversario da minha sogra, ou seja, churrascão! Chegando em Paranaiba, rodei mais que barata tonta e nao achei nem sombra dos bentitos landaus comentados, porem achei um cara que tinha uma bela Chevy Brasil e uma Boca de Sapo novinhas restauradas. Infelizmente nem lembrei de tirar fotos, ele me informou desconhecer estes carros, porém, como eu gosto de aventuras me recomendou voltar até Aparecida do Taboado e pegar um caminho para Selviria - MS, após passar por alguns locais de referencia, devo entrar em uma estradinha que dará em uma fazenda, lá a alguns anos havia um fazendeiro colecionador de carros antigos que possui muitos modelos guardados em um galpão, sem saber maiores informações sobre as condições dos carros.

Bem, não vou lhes dizer que não fiquei decepcionado por não achar os dois landaus, porem, a promessa do galpão é muito melhor. Voltei para Aparecida do Taboado, mas a segunda parte desta historia só vai acontecer na semana que vem, afinal ja era tarde e a rodovia de volta para casa esta em processo de duplicação, horrivel e perigosa, ainda mais para se viajar a noite. Então tudo indica que se as informações estiverem corretas, segunda que vem nós vamos ter muito sobre o que falar.

Ah, saindo de Paranaiba, estiquei o pescoço para ver melhor e aqueles dois mavecos que postei la no inicio do blog ainda encontram-se no mesmo lugar enlonados.  Boa noticia

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Prometido Post atrasado

Boa tarde pessoal. Segurei este post esperando que ele fosse em homenagem ao Paulo e seu novo maverick, porem, contudo, entretanto, todavia, mas... o Paulo ainda não comprou o Marverick, e para não deixar o blog abandonado as moscas e a falta de comentarios resolvi postar uma seleção de histórias que me ocorreram da quinta feira passada até agora.

Quinta passada fui até São José do Rio Preto dar entrada na documentação para meu esperado CRP (Conselho Regional de Psicologia) é uma carteirinha que me habilita a exercer minha profissão. Claro que indo a rio preto não podia deixar de procurar algumas peças para o Ferrugem e o Massera. E advinhem o que mais me assustou, eu não achei NADA!
Na capital regional não havia pistas de opala 75 duas portas e piorou 4. Tinha um senhor que tinha um ferro velho, ele até tinha algumas coisas interessantes, mas todos a venda inteiros e não por partes. Havia 2 opalas 72, um duas portas e outro 4 portas mais um opala 78.

Logo na entrada do local uma coisa curiosa, um Morris estacionado na carroceria de um caminhão Dojão. Muito bonito a cena e claro eu tinha de registrar.





Também achei uma Kombi linda em Rio Preto em uma rua escondida =D
Tem muita terra nos pneus, mas eu adotaria com certeza.

Ja no fim de semana, nova historia. Sai a caça de algumas reliquias na região e consegui alguns exemplos para compartilhar com vcs.
Em Votuporanga, achei um belo opala pré-75 que me deixou maluco, ruim é o preço que o dono pede, miseros 4000,00 e fontes confiaveis me disseram que ele não pagou 800,00.

Ai achei um funileiro aberto, tinha um opala e uma d-10 restaurando dentro da oficina, por isso resolvi parar para conversar um pouco, me contou que o opala estava acabado e cheio de massa quando chegou, o dono prometeu que iria comprar todas as peças necessarias para uma "restauração". Porém o dono do carro assustou com o valor das peças, 1000 e poco nisso, 1000 e poco naquilo e optou por "reformar" o carro só trocando as folhas de porta.
Quando perguntei ao funileiro o pq de não comprar peças usadas ele prontamente me respondeu, "se for para colocar usada melhor ficar com essas mesmas". Discordo em alguns pontos, se procurar bem e não comprar qualquer porcaria vc encontrará peças usadas muito boas, até melhores que novas. E para mim "restauração" é refazer o carro da maneira como ele esta e "reforma" é trocar peças, se eu estiver errado vcs me corrijam por favor. Quando perguntei do preço a ser cobrado pelo serviço ele prontamente respondeu que como o combinado era "restaurar" (na linguagem dele) ele cobrou 6.500,00 de mão de obra para deixar o opalão liso, porém a "reforma" como esta acontecendo era para sair mais caro que isso, mas ele não vai cobrar.

Nem preciso lhes dizer que logo que ouvi isso fui embora rapidinho, se ele cobra 6.500,00 para refazer um opala daquele em que não existem batidas, o assoalho esta completo e há apenas alguns pontos podres de ferrugem, imagina o que ele ia falar do Ferrugem quando o visse.

Ja que estava perto resolvi dar um pulo em Cosmorama e conhecer o João, uma figura simpatica que a quase um ano tenta me vender um Landau que ele tem por telefone.

Finalmente fui conhecer o seu João e o landau. Duas otimas idéias naquele dia, seu João é uma pessoa fantastica e atenciosa, me recebeu muito bem e teve toda a paciencia do mundo para mostrar o landau.
Contou que o carro foi tirado zero por um dono de usina, depois vendido a um despachante em uma cidadezinha chamada Cardoso que eu ja visitei e postei aqui, ficou abandonado varios anos em um galpão, la ele comprou o meninão por 8.000,00.

Investiu algumas coisas, calotas, interior completo e diga-se de passagem divino, pneus banda branca novos, regulagem da mecanica, etc.
Ta um brinco o Landau, faltam apenas algumas partes de acabamento, detalhes pequenos. E o preço é o mais sugestivel possivel, apenas 20.000,00, mas cai se fizer um choro.
seguem as fotos











Nem preciso dizer que o carro esta parado e sem os Pneus novos né? O Motivo é que o seu João não anda tendo tempo e nem dinheiro para investir no landau, alem dele ele tambem possui um maveco gt na funilaria e um jipe em casa, mais outra carcaça de landau para este.

Passando para a segunda-feira, conheci um funileiro local sem oficina e o trouxe para ver o Ferrugem, depois de muito analisar, rodar, bater, analisar denovo, ele me passou o veredicto, "vc tem mesmo certeza que quer fazer esse carro?", a mesma resposta de sempre foi dada e então ele passou o valor, trabalharia aqui mesmo na Transterra, e eu poderia acompanhar e aprender o serviço, por miseros 8.000,00 e eu ainda teria de alugar uma solda MIG e mais o gás para usa-la. Ta bom, vai sonhando, tentei negociar e nada feito. Então após me trancafiar em pensamentos durante a noite finalmente eu tive um vislumbre do que fazer, na terça cedo comprei uma esmerilhadeira e ferramentas, um compressor de ar, uma furadeira e uma tico-tico, ontem fiz matricula em um curso de soldador aqui na cidade e pronto.

Em 4 meses terei tudo que preciso para fazer meu carro, chega de decepções com lanterneiros, a partir de agora se alguem vai estragar meu Ferrugem este alguem sera eu mesmo. Peguei o trauma do Marcio. Horas, trocar peças não é dificil, mando o Ferrugem para realinhar a traseira utilizando os esticadores em qualquer funilaria boa aqui e depois vou eu mesmo me arrumando, sabendo cortar metal e soldar metal nada é impossivel, e faço o convite para vocês pára que tentem vcs tambem fazerem isso com seus carros, precisamos sair da era do compre pronto e voltar a era do "faça vc mesmo".

Para acabar, achei dois novos landaus na cidade, o primeiro, preto, ficou estacionado alguns anos em um barracão de fazenda até que o dono resolveu traze-lo de volta a cidade, não pretende vende-lo.

O segundo é de um desses chibungos que são os responsaveis pela inflação no mercado de antigos. comprou o carro em Votuporanga por 12.000,00 e quer revender por 26.000,00, quase ri da cara dele quando ouvi, só me importei em falar que por 25.000 comprava um do dono da retifica aqui que ta um brinco, só ligar e andar. O que ouvi de resposta? Se eu colocar no Mercado Livre esse eu vendo em 10 dias. DUVIDO.

Seguem as fotos e Paulo aguardo a compra do Maveco heim. Por falar nisso, alguem sabe por onde anda o Marcos Sulista?

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ford Galaxie

Inicio de ano na companhia dos classicos da Ford, Mavericks, F-75, F-1000 e agora Galaxie.

Ja falei e ainda vou repetir mais uma vez, para mim este é um dos modelos mais lindos de Galaxies que ja foram produzidos. O Designer do carro é perfeito com a frente, muito exótico e interessante, e o preço até que é bem justo.

O melhor de tudo fica para o final da história, é bom correr la Marcos senão eu mesmo vou husahusahusauhasuash.

"Uns anos atrás fui a um desmanche no meio da cidade aqui de um senhor cabeludo cheio dos anéis e colares parecia o José Rico hahaha...enfim
ele era conheçido como Cigano...vi algumas peças de Dodge e tal,ele me disse que tinha um mtor 302 do Maverick em sua casa,ai apareceu um comprador e ele vendeu por R$200,00 reais
isso mesmo DUZENTOS REAIS um 302 funcionando,precisava dar um trato claro,mas estava funcionando...enfim.muito gente boa e melhor o bicho carpinteiro ainda não o tinha picado.
O Cigano tinha um Galaxie 74' azul que andava pra baixo e pra cima,mas tava bem judiado.
Beleza,quarta passada fui buscar meu irmão no aeroporto em Campinas,chegando na rua de cima de casa que fica as margens da Anhanguera
vejo um Galaxie bem juduado na rua ao lado da rodovia em frente a oficina do Zinhão um rapaz que tem uma F-350 guincho.
Volto la no dia seguinte e pergunto pelo carro ele me disse que era de uma amigo dele por 22 anos e orefeçeu um "rolo" e o cara aceitou,na mesma hora chegou um rapaz numa saveiro interessado no carro
o Zinhão disse que vendia,que queria 8 mil...ele funciona tudo,tudo mesmo,mas precisa de um senhora restauração...o rapaz perguntou o quanto ele fazia na bucha,pra voltar no dia seguinte e contar as onçinhas
uma em cima da outra,ele não abaixou,manteve os 8 mil...o cara ofereceu um Passat Pointer na troca ele disse que queria ver o Passat e o rapaz ficou de voltar no dia seguinte.
Disse pro Zinhão que tinha visto uns anos atrás um Galaxie muito parecido com aquele com um "Cigano" ali da cidade,e ele disse que era dele mesmo,era o mesmo carro
no fim agradeçi tirei umas fotos,e o carro ainda está lá,não foi vendido,agora mesmo acabei de chegar em casa e passei por ele ali repousando no mesmo lugar.

Disse um tempo atrás sobre um Dodge branco que vi em uma oficina aqui,pois bem,a oficina ainda está fechada,não deu pra ir la conferir a capivara dele,nem tirar fotos,mas assim que possivel estarei lá
e outro ótima novidade pelo menos pra mim,é que um amigo(guitarrista no meu cover do Guns N' Roses)me fala no msn:"cara,aqui na rua de casa tem um Dart numa oficina aqui la no fundo jogadão sem lona nem nada,todo arrebentado
do jeito que tu gosta...fui lá e disse pro dono da oficina 'vende essa merda ai,ta só ocupando espaço e o cara disse,dá milão ai que vc leva ele embra',lembrei de ti na hora,cola aqui e conversa com ele,ele ta saindo de ferias,na semana que vem ele volta ai agente vai lá,é um meio amarelã apagado
com capo preto e uma faixa fina na lateral"
um Dart SE ?!?! será meu bom Deus?! hahahaha
até mais galera"


Ford F-1000

Seguindo o embalo de postagens, o Marcos nos enviou mais material. Resolvi colocar primeiro a história da famosa F-1000 que ele namorou durante alguns dias. Vou falar a verdade, uma f-1000 destas, com carroceria de ferro originial, eu adotaria facil pq vai ser charmosa assim la na pqp.

"Fala galera um feliz 2012 pra todo mundo e foi mal pela demora
ai vai a história da f-1000

Estava eu voltando do trabalho,quando passo em um rua que não é caminho pra mim,olho nos fundos de um terreno onde funciona uma serralheria que faz ferragens para obras e construções em geral
vejo la no fundo uma pick-up F-1000,apodrecendo e tal...2 dias depois eu vou lá.
Chego vejo ela atirada num canto com um monte de porcarias em cima do capô e com algumas peças na caçamba,um senhor muito simpático sai eu pergunto se era dele,e se estava a venda
ele me diz que era de um sócio que não estava la no momento,mas não sabia se ele vendia,pois disse que iria reformá-la,mas fazia 4 anos que ela estava ali...
um dos funcionários vem e diz "você tem coragem de dar 10 mil nessa camionete ai?" ...fiquei quieto e ele disse que o Waldemar vende sim,mas pede caro 10 paus,mas que não valeria a pena,pois estava muito surrada,eu
não achei,ja vi piores e eu se tivesse grana compraria pra reformar pois acho lindo aquele modelo e gostaria de por uma suspenção mais alta com pneus grandes,acho que fica muito bacana pick-up assim
bom ai segue as duas fotos que tirei dela"

Um charme de menina.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"Projeto Pirata"

Bom dia Pessoal.

Feliz 2012 para todos vcs. Hoje dia 02 de janeiro trago com muito prazer mais um "sinal" para nosso companheiro Paulo.

Durante muito tempo um amigo chamado João Carlos Zen paquerou e paquerou um ford Maverick que estava estacionado no patio de um ferro velho local. Pois bem, recentemente recebi um chamado do Zen me falando que o carro ja estava na garagem dele, mas infelizmente pela falta de tempo não pude ir la conferir na integra a grande aquisição de mais um maluco com ferrugem no sangue.

Final de semana passado consegui finalmente passar na casa do Zen e eis que tomo um grande susto, não vou falar a vcs que foi a imagem mais bonita de um carro que ja tive na vida, para falar a verdade é um tanto quanto macabro e assustador a fisionomia do mavecão logo na entrada da casa te olhando por cima com apenas um farol, mas na segunda vez que vc o visita o impacto é menor.
A historia deste maveco infelizmente vamos ficar devendo, porem posso afirmar com certeza que este garoto, GT de fabrica segundo o comprador, foi um tanto quanto sofrida visto a quantidade enorme de massa em estado de quebra encontrado no carro.
Não é um projeto facil e muito menos barato, visto que não possui o motor 302. Como lhes disse ja é dificil encontrar funileiro para meus opalas, imaginem só encontrar funileiro para este maverick que apelidamos carinhosamente de Pirata, afinal tem um olho só e se prestarem muita atençao lembra vagamente aqueles bons personagens de Piratas do Caribe com dentes podres e falta de varios na boca.

Alem disso, ontem consultei um tio de minha esposa que estava de passagem por aqui, foi mecanico da GM durante muitos anos e hj tem sua oficina. Ao ver o Ferrugem a primeira coisa que me disse foi: "este sim é uma boa aposta para reforma", avaliou o carro, bateu na lata, desencavalou a marcha, viu alinhamento e me disse para não trocar a traseira em hipotese alguma, primeiro pela dificuldade em se encontrar uma nova, segundo pela perda de alinhamento e originalidade e terceiro que o estrago não é tão grande assim. E me deu uma excelente ideia, chamar um martelinho de ouro para arrumar apenas a parte estragada e amassada, foi uma excelente ideia.
Depois o levei para ver o Massera, que tambem recebeu muitos elogios pelo alinhamento e as condições gerais de interior. Devo lhes dizer que sentia falta de uma avaliação positiva da situação, por muitas vezes por mais convicto que possa ser nosso ponto de vista, diante de tanto pessimismo inclusive de profissionais da area, vc acaba sendo um pouco afetado pela opinião negativa alheia e para de ver as coisas boas. Agora estou mais animado para começar 2012 acelerado nestas restaurações.

Segue as fotos do Pirata









E para incentivar, olha o que eu achei ainda rodando por aqui.


Se este roda, e muito, para tudo que é canto, então eu tambem consigo husauhahuashusahusa