segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um dia em Aparecida do Taboado

Sabado, 17/09/2011.  Saimos de Fernandópolis eu e Andressa, minha esposa. O destino era uma cidadezinha na fronteira de SP com MS: Aparecida do Taboado.

Fomos atras de peças para meu opala 75, lembro de em ocasiões passadas ter visto um opala semelhante em um destes desmanches a beira da pista por ali. Após 1 hora de viagem chegamos a cidade, pedi para que a Andressa ficasse de olho nas ruas que iam se passando e nas garagens, ela tem uma vista muito boa para reliquias, e logo de cara nos deparamos com um Dodge Magnum branco bem integro guardado em uma garagem, "o dia promete" pensei.


Cruzamos por toda a cidade até o tal desmanche. Eis que então encontro o famigerado opala 75 4 portas, por incrivel coincidencia amarelo como o meu. Meus olhos encheram de brilho e esperança, encontrei o fiel doador de peças que tanto procurava. Rá mera ilusão.


Procuro pelo sujeito proprietário da barca. Encontro um homem sem camisa, um tanto quanto rispido, nada que ja não esperava encontrar. Conversamos sobre o carro e ele me revela que não tem interesse em desmonta-lo. Somente vende o carro por inteiro, o preço: 2.500,00. Pra quem ja quase teve que prostituir o corpo para comprar um por 1.100,00, como arrumar dinheiro para isso. e não houve choro que resolvesse o caso. Após muita batalha desisto do dialogo, anoto o telefone do sujeito e me retiro. A tarde parecia perdida, sol quente (em torno de uns 39º), poeira e a cidade não aparentava possuir mais nada.

Então resolvi adentrar mais nos bairros de periferia, a busca não demorou muito, logo passo por uma oficina e dou de cara com um maveco desmontado ao relento:

Ao lado estava um simpatico casal conversando atarefado. Um deles era o dono da oficina. Conversei com ele, me informou que era de um amigo o maverick e que o mesmo tinha interesse em vender, por belissimos 5.000,00 (parece que o bicho carpinteiro dos preços altos de carros antigos ja picou o pessoal desta cidade). Possui tudo em separado, paralamas, motor 4cc, cambio, bancos, etc. O mecanico me conta que o carro ja foi dele, vendeu para o amigo por 2.000,00 na época e que o mesmo desistiu temporariamente da restauração.
Peço orientação para saber se existem mais carros naquele estado pela cidade a venda, ele me indica mais dois locais, um uma chacara a 50km dali onde repousam 2 mavericks enlonados de seu cunhado. Outro um mecanico de opalas que tem um pequeno depósito particular.
Sigo para o mecanico primeiro pela proximidade, ao chegar no lugar avisto algumas lindas caravans no fundo da casa, na frente um opala 75 verde musgo esta levantado pelo macaco com seu dono "Beronha" deitado embaixo arrumando a suspensão.
Puxo conversa com o homem e logo percebo que existe algo de diferente nele, a simpatia e reciprosidade são até estranhas. Pergunto sobre peças para um opala 75 e ele informa que não possui, mas me mostra com prazer sua coleção sucateada:





Me informa que tudo ali esta a venda, seu opalão 75 = 8.000,00
O comodoro 81: 400,00
As caravans: de 500,00 a 750,00
O Opalão Azul: 300,00

Conversamos e logo descubro que ele tambem faz artesanalmente um gerador de Hidrogenio, que retira da agua com bicarbonato o hidrogenio e o mistura a gasolina dentro do carburador, aumentando a economia dos carros em 40 a 60% segundo o mesmo, impressionante ver um opala movido quase que exclusivamente a agua. Depois de horas de conversa Beronha me diz sobre os mavecos na chacara, ele mesmo os rebocou a 5 anos atras. Sigo entao para o ultimo destino antes do retorno.

Da trabalho, mas eu e Andressa encontramos finalmente a tal chacara, tudo isso ao som de ACDC para melhorar os animos. Quando chego avisto no quintal as belezuras em quase estado de decomposição:


O verde esta lixado e preparado a 5 anos para uma restauração, o branco segundo dizem esta um pouco podre mas com certo esforço ainda da para salvar. Não retirei a lona para não dar trabalho ao pessoal da chacara, mas o valor de ambos sem motor até que é atraente, 5.000,00 e você leva dois presentes embora.

Ja cansados da viagem resolvemos então retornar a nossa Ferrugemcaverna, agora estamos planejando o proximo local a ser visitado. Em breve mais aventuras

6 comentários:

  1. Pô, bacana esse blog. Achei o endereço no Carros Inúteis e vou começar a acompanhar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia, de um jeito original ao que já fazem, por aí. Gostei. Se estivesse mais perto, ia buscar esse comodoro 81, pra servir de doador pro meu.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Renon! A intenção alem de documentar as viagens é dar um lar para estes pobres enferrujados.

    ResponderExcluir
  4. o cara não é bobo não né os opalas/caravans tudo baratinho,já o outro que ta bonitão ele tacou 8 pau hahahaha.

    é o bicho carpinteiro atacou a cidade já haha

    (mas os Maverick's por 5mil,valem muito a pena)

    ResponderExcluir
  5. Se valem. Mas para arranjar os 5 conto ai é outra história. Ja percebeu que 90% dos admiradores de antigomobilismo no Brasil são sonhadores quebrados? uhsasahusauhhusaas

    ResponderExcluir