quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Prometido Post atrasado

Boa tarde pessoal. Segurei este post esperando que ele fosse em homenagem ao Paulo e seu novo maverick, porem, contudo, entretanto, todavia, mas... o Paulo ainda não comprou o Marverick, e para não deixar o blog abandonado as moscas e a falta de comentarios resolvi postar uma seleção de histórias que me ocorreram da quinta feira passada até agora.

Quinta passada fui até São José do Rio Preto dar entrada na documentação para meu esperado CRP (Conselho Regional de Psicologia) é uma carteirinha que me habilita a exercer minha profissão. Claro que indo a rio preto não podia deixar de procurar algumas peças para o Ferrugem e o Massera. E advinhem o que mais me assustou, eu não achei NADA!
Na capital regional não havia pistas de opala 75 duas portas e piorou 4. Tinha um senhor que tinha um ferro velho, ele até tinha algumas coisas interessantes, mas todos a venda inteiros e não por partes. Havia 2 opalas 72, um duas portas e outro 4 portas mais um opala 78.

Logo na entrada do local uma coisa curiosa, um Morris estacionado na carroceria de um caminhão Dojão. Muito bonito a cena e claro eu tinha de registrar.





Também achei uma Kombi linda em Rio Preto em uma rua escondida =D
Tem muita terra nos pneus, mas eu adotaria com certeza.

Ja no fim de semana, nova historia. Sai a caça de algumas reliquias na região e consegui alguns exemplos para compartilhar com vcs.
Em Votuporanga, achei um belo opala pré-75 que me deixou maluco, ruim é o preço que o dono pede, miseros 4000,00 e fontes confiaveis me disseram que ele não pagou 800,00.

Ai achei um funileiro aberto, tinha um opala e uma d-10 restaurando dentro da oficina, por isso resolvi parar para conversar um pouco, me contou que o opala estava acabado e cheio de massa quando chegou, o dono prometeu que iria comprar todas as peças necessarias para uma "restauração". Porém o dono do carro assustou com o valor das peças, 1000 e poco nisso, 1000 e poco naquilo e optou por "reformar" o carro só trocando as folhas de porta.
Quando perguntei ao funileiro o pq de não comprar peças usadas ele prontamente me respondeu, "se for para colocar usada melhor ficar com essas mesmas". Discordo em alguns pontos, se procurar bem e não comprar qualquer porcaria vc encontrará peças usadas muito boas, até melhores que novas. E para mim "restauração" é refazer o carro da maneira como ele esta e "reforma" é trocar peças, se eu estiver errado vcs me corrijam por favor. Quando perguntei do preço a ser cobrado pelo serviço ele prontamente respondeu que como o combinado era "restaurar" (na linguagem dele) ele cobrou 6.500,00 de mão de obra para deixar o opalão liso, porém a "reforma" como esta acontecendo era para sair mais caro que isso, mas ele não vai cobrar.

Nem preciso lhes dizer que logo que ouvi isso fui embora rapidinho, se ele cobra 6.500,00 para refazer um opala daquele em que não existem batidas, o assoalho esta completo e há apenas alguns pontos podres de ferrugem, imagina o que ele ia falar do Ferrugem quando o visse.

Ja que estava perto resolvi dar um pulo em Cosmorama e conhecer o João, uma figura simpatica que a quase um ano tenta me vender um Landau que ele tem por telefone.

Finalmente fui conhecer o seu João e o landau. Duas otimas idéias naquele dia, seu João é uma pessoa fantastica e atenciosa, me recebeu muito bem e teve toda a paciencia do mundo para mostrar o landau.
Contou que o carro foi tirado zero por um dono de usina, depois vendido a um despachante em uma cidadezinha chamada Cardoso que eu ja visitei e postei aqui, ficou abandonado varios anos em um galpão, la ele comprou o meninão por 8.000,00.

Investiu algumas coisas, calotas, interior completo e diga-se de passagem divino, pneus banda branca novos, regulagem da mecanica, etc.
Ta um brinco o Landau, faltam apenas algumas partes de acabamento, detalhes pequenos. E o preço é o mais sugestivel possivel, apenas 20.000,00, mas cai se fizer um choro.
seguem as fotos











Nem preciso dizer que o carro esta parado e sem os Pneus novos né? O Motivo é que o seu João não anda tendo tempo e nem dinheiro para investir no landau, alem dele ele tambem possui um maveco gt na funilaria e um jipe em casa, mais outra carcaça de landau para este.

Passando para a segunda-feira, conheci um funileiro local sem oficina e o trouxe para ver o Ferrugem, depois de muito analisar, rodar, bater, analisar denovo, ele me passou o veredicto, "vc tem mesmo certeza que quer fazer esse carro?", a mesma resposta de sempre foi dada e então ele passou o valor, trabalharia aqui mesmo na Transterra, e eu poderia acompanhar e aprender o serviço, por miseros 8.000,00 e eu ainda teria de alugar uma solda MIG e mais o gás para usa-la. Ta bom, vai sonhando, tentei negociar e nada feito. Então após me trancafiar em pensamentos durante a noite finalmente eu tive um vislumbre do que fazer, na terça cedo comprei uma esmerilhadeira e ferramentas, um compressor de ar, uma furadeira e uma tico-tico, ontem fiz matricula em um curso de soldador aqui na cidade e pronto.

Em 4 meses terei tudo que preciso para fazer meu carro, chega de decepções com lanterneiros, a partir de agora se alguem vai estragar meu Ferrugem este alguem sera eu mesmo. Peguei o trauma do Marcio. Horas, trocar peças não é dificil, mando o Ferrugem para realinhar a traseira utilizando os esticadores em qualquer funilaria boa aqui e depois vou eu mesmo me arrumando, sabendo cortar metal e soldar metal nada é impossivel, e faço o convite para vocês pára que tentem vcs tambem fazerem isso com seus carros, precisamos sair da era do compre pronto e voltar a era do "faça vc mesmo".

Para acabar, achei dois novos landaus na cidade, o primeiro, preto, ficou estacionado alguns anos em um barracão de fazenda até que o dono resolveu traze-lo de volta a cidade, não pretende vende-lo.

O segundo é de um desses chibungos que são os responsaveis pela inflação no mercado de antigos. comprou o carro em Votuporanga por 12.000,00 e quer revender por 26.000,00, quase ri da cara dele quando ouvi, só me importei em falar que por 25.000 comprava um do dono da retifica aqui que ta um brinco, só ligar e andar. O que ouvi de resposta? Se eu colocar no Mercado Livre esse eu vendo em 10 dias. DUVIDO.

Seguem as fotos e Paulo aguardo a compra do Maveco heim. Por falar nisso, alguem sabe por onde anda o Marcos Sulista?

17 comentários:

  1. Boa bruno, fico contente de vc ter decidido fazer o Ferrugem vc mesmo, uma dica, de uma analizada geral no carro e veja as peças de reposição da lataria que ira precisar faça uma lista e va comprando comforme o $$ der, ai quando vc ja tiver todas ja podera começar a fazer os cortes e soldas.
    Outro ponto va reparando um lugar de cada vez cortando e soldando principalmente assoalho e caixas de ar ai vc não corre o risco de desalinhar a estrutura do Ferrugem.
    No mais qualquer duvida só me perguntar.

    http://www.outlawgarage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Opa Marcio, vou mesmo precisar muito da sua ajuda. As peças ja dei uma analisada, vão ser aproximadamente 2.000,00 em peças de reposição, mais uns 1.500,00 em ferramentas especificas, porém ainda sai muito mais barato que os funileiros, alem do mais as ferramentas ficam para mim.

    O que eu estava pensando em fazer primeiro era mesmo mandar alinhar a traseira, depois ia começar recortando o assoalho do porta malas e colocando um novo. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  3. Fala rapaziada
    mal o sumiço,sempre entro aqui pra ver as novidades,mas estava meio desanimado para comentar rs.
    Fui lá na oficina ver o Dart,isso me desanimou...realmente era um Dart SE,não sei se era caracterizado,mas se for,tava muito bem customizado.
    Enfim o cara (o verdadeiro dono) bateu o pé e disse que não vende.
    o Dartão ta nos fundos da oficina no tempo cercado por um monte de porcarias,insisti muito,o cara até me chamou de chato.Ele disse que o carro era do irmão que faleceu,ai eu disse "pô então vende piá,assim teu irmão ficaria muito mais feliz,pois carro seria restaurado e tudo mais..."
    nossa achei que ele ia voar na minha garganta,ficou bravo e disse que o carro era dele agora e ele ia fazer oque quisesse,que por ele ia ficar ali,se desmanchando no tempo,que não iria reformar,mas que iria ficar com ele...

    cabeça dura...nem foto deixou eu tirar

    mas é isso ai,também estou no rastro de algumas pistas aqui
    qualquer novidade eu aviso.

    e Brunão boa sorte,e quando o Ferrugem ficar pronto,o teu rgulho será ainda maior,pois foi tu mesmo quem reformou haha

    isso ai piá

    ResponderExcluir
  4. Bruno, eu entrei em contato com o (ainda) proprietário do Maverick e falei que gostaria de comprar o carro dele. Falei da situação que me impede no momento de está com o dinheiro necessáro para fecharmos negócio. Falei a ele que a compra do carro dependeria da venda de uma casa minha... Pessoal, eu não posso continuar a falar. Hehehee .. Isso só vai ser contado depois de tudo finalizado. O que posso dizer é que eu tou fazendo o possível e o impossível para vender essa casa e dispor do dinheiro para comprar o Maveco. Que sofrimento o meu, que nem ao menos estava nos meus planos iniciar minha CAÇADA agora, porém foi aquele carro que me acho e num momento que (talvezs) eu poderia compra-lo. Bruno e amigos CAÇADORES DE FERRUGEM, não está sendo fácil para mim ter que depender de um coisa para fazer outra. Acredito que vocês que compartilham desse mesmo desejo e paixão por carros antigos me entendam. Um grande abraço a todos e espero que esse minha história com esse Maverick termine bem.

    ResponderExcluir
  5. Porra Marcos, que cuzão esse cara, bem parecido com uns zé ruelas que ja cruzei na vida. Faltou um pouco de culhões para o dono da oficina dar uma pressão nele, "se não vai vender nem arrumar então arranja outro canto para colocar ele", mas é assim mesmo, sempre tem um idiota que trata nossa perseguição a ferrugem com ignorancia, afinal, se não quer assédio então não tenha um carro antigo parado ou sendo utilizado.

    Paulo, sei bem da sua ansiedade, e como sei. Porém não adianta desesperar, não vai vender a casa muito abaixo do valor de mercado e perder uns bons mils apenas por pressa. Mais cedo ou mais tarde sai, é só ter calma hsauhusahusahaushuashuas. Mas pra te atiçar um pouco, ja pensou vc sentado naquele banco dirigindo o mavecão hidramatico num domingo de sol pelas ruas? E todo mundo babando. husauhasuhsauasuhashuas

    Olha só, pra quem tiver interesse em comprar algumas ferramentas uteis, vou deixar um site que foi por onde comprei, vale muito a pena, os preços são bem abaixo do mercado.
    www.comprafacil.com.br

    E essa reportagem que é o cumulo dos cumulos da insanidade que toma o pessoal hoje em dia tratando-se de antigomobilismo.
    http://carros.uol.com.br/ultnot/fullpower/2012/01/11/maveco-1977-com-v8-classico-recebe-restauracao-de-r-200-mil.jhtm

    Ficou lindo, mas 200.000,00 é um Rolls Royce restaurado magnifico ou um plymouth fury 57 (Christine). Da para restaurar um maveco e deixa-lo mais bonito que isso por muito menos, exemplo é o Valdir que ja postamos aqui.

    ResponderExcluir
  6. aquele maveco com teto de vinil ficou simplesmente lindo,perfeito

    200 mil eu monto meu General Lee e vou pra Georgia com ele hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente Marcos. Posso ir acompanhando de opala? Nós podemos ir pelo canal do panama atravessando a Panamericana

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, boas noticias. Ontem falei com o Sr. Onofre, velho funileiro de fundo de quintal aqui de fernandopolis, daqueles que só trabalham com coisa velha mesmo, no terreno do lado da oficina dele tem 2 oldsmobile 1950, um ford tudor, varios DKWs, um Karmann, entre outros veiculos antigos, no interior da oficina ele esta trabalhando em um Jipe e em um Ford 51.

    Pois bem, claro que este jipe e o ford estão a meia decada na sua oficina, e quando digo meia decada é meia decada mesmo, eu o conheço a 4 anos e o Jipe ja estava la na primeira vez que fui na sua oficina, porem o serviço é todo manual.

    Voltando ao assunto, falei com o Sr. Onofre e ele vai me dar lições de funilaria todo sabado depois do almoço, poderei ir em sua oficina e acompanhar o serviço como é feito, isso vai ser de grande ajuda pq ele é um dos ultimos por aqui a trabalhar com chapas, moldando peças de verdade.

    Dentro de alguns meses começo o trabalho com o Ferrugem e agora é pra valer. Achei uma técnica antiga no forum opaleiros do parana que faz o acabamento do carro em estanho e não massa plastica, vou dar uma estudada no assunto tambem, mas pelos videos que vi ja fiquei bem empolgado com a possibilidade de não usar a porcaria da massa em lugar nenhum ou quase lugar nenhum

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruno. Gostaria de dizer q admiro muito o seu amor por carros antigos, poi eu sou a mesma coisa. Pra provar isso estou comprando um Opala Comodoro 91 do meu falecido tio. Espero q de td certo na restauração do seu. Sempre acompanho o Blog. E já q vc entende desses carros, vou precisar de algumas orientações suas durante os reparos do meu dourado. Esse opala será meu primeiro carro e estou fazendo um grande esforço para comprá-lo.

    ResponderExcluir
  10. Ola Leandro, seja bem vindo. Será um prazer acompanhar sua saga na restauração do Comodoro. Se for possivel envie fotos para nós do mesmo no email migola_bruno@hotmail.com. Vc escolheu um bom carro, é bonito, forte e tambem facil de achar peças.

    Áh. Sabado tem caçada, se for verdade o que ouvi vem um post bom por ai.

    ResponderExcluir
  11. Pode deixar q eu mando sim, Bruno. Estou trocando algumas peças dele aos poucos, mas além disso ele está em processo de inventario, o q me preocupa mais. Estou no aguardo desse novo post.

    ResponderExcluir
  12. O processo de inventario é um pouco complicado, mas vc não disse que o carro é de um tio seu, ou esta na familia? Ai é mais tranquilo suponho eu. O Ferrugem tambem esta em inventario, vai demorar um tempo até acabar tudo.

    ResponderExcluir
  13. demorou Brunão vamos sim...
    to meio sumido,muita onça pra cuidar haha
    mas enfim,cara,que ótimo essas aulas no fim de semana,eu to louco pra passar as tardes naquela oficina que postei aqui,a do galpão misterioso,mas ta faltando o tempo...
    mas boa sorte,muito bacana
    Leandro bem vindo e guenta ai que o opalão ta na mão piá.

    to esperando boas noticias,da caçada de hoje hein Bruno...até mais piázada

    ResponderExcluir
  14. Valeu Marcos! Então Bruno, eu tambem acho que por ser de família é mais simples, porém esse inventário ja rola ha mais de 5 anos, vc imagina o valor do IPVA que está atrasado. Mas ja vou começar a pagar.

    ResponderExcluir
  15. Leandro, seja muito bem vindo ao CAÇADORES DE FERRUGEM. Pessoal, infelizmente a novela com o Maverik terminou e é com muita trsiteza que digo a vocês que ele não vai ser meu. Na sexta-feira, dia 21 de Janeiro, a noite recebi uma ligação do Jamal, que era o proprietário do Maverick me falando que fechou negócio com outra pessoa. Pois bem, eu fiquei muuuuuuito triste, mais fazer o quê.! Enfim, coversamos bastante e ele viu que eu tinha real interesse no carro dele observando isso, ele me disse que participa de um club de carro antigos aqui de Teresina e me disse que assim que ele souber de outro mavericK V8 à venda, ele ficou de me ligar. Falei a ele que eu também tinha interesse em outros carros antigos, como Opala, puma (especialmente GTB), SP2 , SM Santa Matilde e é claro, Maverick. O bom de tudo ísso pessoal, é que como eu já havia mensionado, eu ainda não tinha condições de me tornar de fato, um CAÇADOR DE FERRUGEM. Agora, eu vou comprar meu primeiro carro antigo, depois o segundo, o terceiro e assim por diante. Pessoal, valeu pela força. Um grande abraço e vou utilizar uma frase que o Bruno escreveu no primeiro post: "Que os jogos começem".

    ResponderExcluir
  16. Então fecho Marcos. Falta de tempo é foda... mas aparecendo volta e meia para dizer um oi ja da uma alegrada =D. Vc poderia me mandar as fotos do seu Dojão em restauro? Adoraria Postar aqui.

    Leandro, tem como entrar com uma petição para o Juiz pedindo que autorize alguem como responsavel para a venda do opala, normalmente o juiz autoriza se tiver concentimento de todos os envolvidos no Inventario. Do mais, se não me engano é possivel vc ir pagando os atrasados sem a necessidade de transferir o carro para seu nome.

    Paulo, mas que merda isso heim, porem nao se "aveche" nao rapaz. Como ajuda vou colocar para vc otimas dicas para iniciar com exclusividade. Da uma olhada no album deste cara, é do sul mas tem muita coisa boa: https://picasaweb.google.com/rbantigos

    ResponderExcluir
  17. Valeu pelas informações Bruno, vou conversar com a minha tia sobre isso, pois ela q está sendo responsavel pelo inventário; pelo q vc disse está mais simples do q eu pensava. Ah... e obrigado Paulo!

    ResponderExcluir