terça-feira, 11 de outubro de 2011

A primeira vez a gente nunca esquece

Lembro de quando nasceu minha paixão por carros antigos, inclusive enferrujados. A epoca ja era recente, bem recente diga-se de passagem. Foi em 2008.
Entediado em um final de ano, comecei a notar na beleza de alguns carros que via nos filmes e seriados. Dentre eles Dodges Charges e Fords Mustangs, fui então pesquisar sobre a história destes carros.

Curioso como sou, li sobre muitos muscle e pony (não os malditos da propaganda) cars. Aprendi sobre pontiacs, sobre barracudas, sobre GTOs, etc etc etc e me apaixonei por este universo.

Como sou estudante do tipo migrador, que sai da sua terra natal e volta duas vezes ao ano, em uma dessas voltas passei na frente de um velho desmanche que ja não existe mais na minha cidade natal, no interior do Mato Grosso.
Lembro como se fosse ontem, estava eu e Allan, meu irmão de outra mãe, andando a esmo procurando algo para fazer quando de repente bati os olhos naquela maravilha encantada. Começa ai a tambem curiosa relação que o Ford Galaxie/Landau tem na minha jornada.

Um Landau, penso eu ser de 1980, encostado com o capo semi-aberto e os olhos tristes clamava por socorro. No seu peito já não mais pulsava um potente v8, mas sim um pobre 4cc GM. Paixão a primeira vista. Porém que carro era aquele?

Afundei-me em pesquisas e descobri do que se tratava, logo quiz para mim. O projeto em si era suicidio puro, jovem (ainda sou), sem grana (ainda continuo assim) e um carro velho, enferrujado, faltando peças e todo acabado.
Porém mau tinha ideia do que avaliar em um projeto para investir. Corri no ferro velho para perguntar o preço, o dono me falou que ele chegou ali rodando, havia comprado para restaurar e depois desistiu. Pedia na época a "bagatela" de 500,00. Fiquei louco, corri em casa e falei com meu pai e minha mãe.

Nem preciso dizer qual foi a fala de meu pai na epoca (alias, é até hj, porém agora decido se escuto ou não). NÃO! NÃO e NÃO!
Que tristesa, como conseguiria dinheiro para aquilo? E depois como traria ele junto de mim para SP?
Muitas perguntas, poucas respostas e nenhuma solução, o tempo passou e eu fiquei apenas no namoro de portão com aquele belo Landau enferrujado. Depois o desmanche acabou, e ele foi jogado em um canto, quiz por diversas vezes reboca-lo para casa mas fui impedido sempre, até que em uma das minhas voltas a Mirassol D'Oeste não vi mais o meninão. Deve ter virado prego ja.

O tempo passa e a paixão aumenta. Em 2009 adquiri meu primeiro antigo enferrujado. Tratava-se de um opala coupe 1974. Figura engraçada, documentos atrasados, compra no valor de 1300,00 a perder de vista, um carro com estrutura corroida e comprometida pintado delicadamente de spray prata para "preservar" a lataria. Tinha mais massa que pizza porcaria, mas era minha paixão. Batalhei por ele durante 1 ano, porém a falta de conhecimentos tecnicos especificos e má opnião de pseudo profissionais da arte da lata me fizeram desanimar e em um gesto vergonhoso, digno de ser esquecido e mantido como segredo a sete chaves eu venti o Opalão para seu destino cruel, ele foi depenado, aproveitaram tudo que tinha de bom e depois foi mandado para a Gerdal. Esse realmente ja virou prego.

Posso lhes dizer que hj me arrependo do que fiz, deveria ter mantido e conservado o rapaz em segurança, até que chegasse o momento certo de trabalhar nele. Como faço hj com o meu 75 4 portas.

Gostaria de relatar tambem a primeira viagem investigativa que fiz para averiguar uma lenda. Foi em uma fazenda a uns 40km daqui, ouvi falar de um Landau esquecido e fui la para conferir, cheguei na sede por volta das 19 horas, escuro e com pouca energia o filho do dono me apresentou aquele monstro prata, junto de uma Rural Willys igualmente linda. A emoção de ver um carro desses se iluminar sobre a luz da lua as suas vistas é indescritivel. A fazenda chama-se São Tomé no municipio de Estrela D'Oeste.

Porém minha tentativa de compra fracassou e teve efeito contrario, o dono que herdou o carro do pai resolveu preserva-lo. Recentemente avistei o mesmo em uma oficina local dando um trato no motor. Fico feliz em saber que vai voltar aos dias de glória.

Bom pessoal, é isso. Esse foi o inicio e as primeiras aventuras com carros antigos. De ultima hora tenho a lhes dizer que ouvi boatos de um galpão em Fernandópolis abarrotado de antigos, inclusive com um Mustang. Sei que o dono do lugar é bem chato, mas vou tentar registrar imagens. Logo trago o resultado.

5 comentários:

  1. cara admiro seu gosto automobilístico que é parecido com o meu.
    também adoro carros antigos, do tipo clássico e principalmente do tipo muscle.
    PS: me perdoe a chatice mas lá no inicio está escrito 'poneys cars', mas é pony cars.(ninguem viu)

    ResponderExcluir
  2. Ola Breno! Pqp! Maldito Portungles hsaushauashuassa. Perdão, ja vou corrigir este erro =D. Mas seja bem vindo

    ResponderExcluir
  3. Oi..., Bruno, fiquei triste quando li que você vendeu o Opala, quase chorei e também dei muitas risadas. Ah..., fica aqui também minha dica: Toda vez que você tiver uma nova história, da um tok na galera do Carros Inúteis. Eu gosto das tuas aventuras e histórias. Então, não vai esquecer. Um grande abraço e que o, CAÇADORES DE FERRUGEM tenha muito sucesso...!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Paulo!
    Fomos dois que ficamos tristes. Infelizmente pra essa semana nao tive historias pois a grana acabou huahusahuasas. Mas achei uma Romi-isetta, por aqui mesmo a 4 quarteirões escondida. Logo logo posto a história

    ResponderExcluir